Retiro Espiritual

1ª ETAPA

Conforme narra o Evangelista São Mateus no capitulo 4, Jesus ficou 40 dias e 40 noites jejuando no deserto para vencer as tentações. Baseado na experiência de purificação do nosso mestre, a primeira etapa dos retirantes consiste em ficar 40 dias em total retiro. Nesta fase o retirante não tem contato com nenhum familiar ou amigo, apenas partilha com os irmãos da comunidade. O objetivo principal é fazer com que o retirante mergulhe em si mesmo e através de uma auto reflexão possa se reorganizar mental, física e espiritualmente. Nesta etapa o retirante recebe uma Cruz para simbolizar a sua passagem pelo deserto.

No primeiro momento que o retirante chega na casa a principal necessidade atendida é a de cuidados de  higiene pessoal básica.

– Banho;
– Corte de cabelo e barba;
– Fornecimento de roupas, escova de dentes e toalhas;
– Alimentação

Após serem dados este primeiros cuidados são encaminhados e  acompanhados à UBS (Unidade Básica de Saúde), para cuidados médicos, pois a pessoa em situação de rua, constantemente está com sua saúde debilitada e os cuidados médicos são essenciais para a sua sobrevivência.

2ª ETAPA

Na segunda etapa do retiro o foco é a doutrinação. Neste momento o retirante já passa a receber visita de familiares e a se expor mais na comunidade. Aqueles que desejarem, recebem os sacramentos da Igreja Católica, como o Batismo, a Primeira Comunhão e a Crisma.

Em seguida ele passa também a carregar em sua Cruz a figura de Jesus, o que demonstra seu compromisso com uma renovação.

Nesta fase também há uma grande intensidade das propostas de reorganização das áreas mentais e espirituais

Mental:

Para atender as necessidades mentais a casa proporciona:

– Atendimento Psicológico Individual;
– Grupo de Apoio (Doze Passos);
– Partilhas Sentimentais

Com as iniciativas citadas acima temos o objetivo de resgatar valores pessoais e a auto estima que são fundamentais para a reintegração social

Espiritual:

O trabalho Espiritual é a atividade chave para o sucesso da recuperação mais íntima do ser humano, pois a crença num ser superior faz com que o indivíduo tenha uma perspectiva de futuro, encontrando assim motivos para sua existência.

A Comunidade tem uma rotina intensa de atividades espirituais diárias internas:

– Meditação diária da Bíblia;
– Diário Espiritual;
– Santo Terço;
– Adoração;

Também evangeliza através de atividades externas, como Missas, retiros e grupos de oração.

3ª ETAPA

Enfim chegamos à última etapa do programa, que tem como objetivo principal aperfeiçoar tudo que foi conquistado nas etapas anteriores e enfim trabalhar para a reintegração social dos nossos retirantes.

Nesta fase o retirante faz uma nova troca de cruz e agora leva consigo o Cristo Ressuscitado que vai ser para ele com ele aliança para vida nova.

Nesta fase toda parte documental é providenciada, como RG, CPF, Certidões diversas, bem como amparo jurídico para causas processuais e de INSS , pois a partir daí pode-se partir para a profissionalização, permitindo assim que os nossos retirantes possam concluir o retiro em sua totalidade fortalecidos na Fé e em busca de posição respeitada em nossa sociedade.

Fica também determinado que o retirante após a sua reintegração social, jamais desate os laços com nossa comunidade, pois a comunidade é a chama desta vida nova que eles encontraram através do retiro proporcionado.

Mensalmente todo primeiro domingo de cada mês a grande família Padre Pio se reúne para uma linda celebração, onde a Água Viva continua jorrando, tanto para os que já concluíram o retiro e seguem a doutrina colaborando com testemunhos e com sua presença, quanto para os que estão chegando e buscando um caminho a seguir.