Diário Espiritual

Fazer o Diário Espiritual é muito simples. À primeira vista, parece que ele não vai produzir nenhum fruto especial. Mas, quando posto em prática na vida cotidiana, esse trabalho mostra trazer em si uma incalculável riqueza. O segredo do diário está em ser diário: todos os dias. Veja como fazer o seu diário detalhando as regras da boa leitura do seu Diário, para que tudo fique bem claro e produtivo.

Clique aqui para ver o Diário do dia.
Como Fazer o Diário Espiritual
  • 1) Escolha um bom lugar. Se puder, se reúna com os amigos. Marque duração da meditação (pelo menos 30 minutos). Se possível, reze o Terço antes, ou faça o sinal da Cruz, reze um Pai Nosso e três Ave Marias .
  • 2) Leia atentamente as leituras e o Evangelho do dia e sublinhe frases ou trechos que achar mais importante ou que mais tenha te chamado atenção. Em seguida leia atentamente o comentário da Liturgia o dia, juntamente com o propósito do dia.
  • 3) Pegue seu Caderno Espiritual, ponha no alto da página de esquerda a data do dia e a citação do trecho que você está lendo. Em seguida, escreva todas as frases que você sublinhou. Enfim, escreva de novo a frase que mais te atingiu entre todas.
  • 4) Escreva, agora, o propósito no seu Diário. Que esse propósito esteja, o dia todo, em seu coração e em sua mente, para vivenciá-lo o mais possível.
  • 5) À noite dedique pelo menos 20 minutos para refletir sobre o dia. Na página de direita do seu caderno, faça o “Diário do dia”, respondendo a essas perguntas: – O que Jesus fez por mim, hoje? (Quais graças recebi d´Ele, nesse dia)
    – O que eu fiz para Jesus, hoje?
    (CONTE COMO VOCÊ VIVEU O PROPÓSITO, escrevendo pelo menos 10 linhas, contando as experiências que você viveu quando se lembrou do propósito)
    Senhor, peço-te perdão por…
    (Escreva, com sinceridade os pecados cometidos no dia, fazendo um exame de consciência, Dessa forma, caso queira se confessar, você estará mais bem preparado e será mais fácil de confessar, não se esquecendo de nada).

LEMBRE-SE SEMPRE DAS 5 PEDRINHAS:

Confissão mensal
Meditação Diária da Bíblia
Santa Missa
(Todos os domingos, e sempre que possível nos outros dias)
Santo Terço Cotidiano
Jejum ,
4ª e 6ª feiras.

Leia também: Como Fazer o Diario Espiritual (Método de Monsenhor Jonas Abib da Comunidade Canção Nova)